Nosso projeto Agro Natan traz as novidades do campo, informações técnicas, inovações, pesquisas e muito mais para você!
Nosso Verdinho pertence à família das leguminosas (assim como grão-de-bico, lentilha, ervilha e soja), seu nome científico é ‘Vigna unguiculata‘. Por possuir um nome bem difícil, durante seu processo de disseminação, recebeu diversos nomes populares como: feijão-frade, feijão-fradinho, feijão-miúdo, feijão-caupi, feijão-de-corda (o nome mais usado no nosso Estado), etc. Todos são o mesmo feijão, diferente do feijão comum ou feijão mulatinho, cujo o nome científico é ‘Phaseolus vulgaris‘, uma outra espécie que também é bastante presente na alimentação do brasileiro.
O feijão Vigna é de origem africana, foi introduzido no Brasil durante nossa colonização no Estado da Bahia e logo se disseminou sendo hoje uma cultura fortemente consolidada e consumida não só na região Nordeste, como em outras regiões e países.
Atualmente são utilizadas nos plantios para feijão verde as cultivares/variedades: Juruá, Aracê, Paulistinha, Pingo de Ouro, Sempre verde, dentre outros.
Sazonalidade
O feijão verde pode ser cultivado durante todo o ano em nosso estado (Ceará); no entanto, a disponibilidade do mesmo varia ao longo do ano, de acordo com as condições nas quais a cultura está inserida durante o seu desenvolvimento. Durante os meses correspondentes à nossa quadra chuvosa, a oferta do produto é maior, pois o número de produtores realizando o cultivo é mais expressivo. Dessa forma, consequentemente, o preço será menor.
Entressafra
Finalizado o período de chuvas, entramos no que chamamos de entressafras, ou seja, o período que acontece entre o fim das colheitas de sequeiro e o início das colheitas de irrigado. Historicamente, os períodos de entressafras apresentam disponibilidades menores do produto, uma vez que as áreas plantadas vão diminuindo.